
REFLEXÃO SOBRE A AULA DE MATEMÁTICA:
No dia 07 de maio tivemos mais um encontro presencial. A aula programada era da disciplina de matemática, ministrada pelo Prof. Samuel e suas tutoras Luciane e Suelen.
Nossa aula foi dividida em três grupos e três momentos.
1º MoMeNtO:
Fomos para a sala da Tutora Suelen. Lá inicialmente tivemos um momento de reflexão de como a disciplina está sendo desenvolvida até agora. Pudemos falar sobre tudo que está acrescentando em nossa caminhada como professoras-estudantes, bem como tudo o que está nos deixando angustiadas e decepcionadas em relação às aulas de Matemática. Entre os assuntos mais falados estava o tipo de trabalhos solicitados, que segundo o grupo é repetitivo e simples, não acrescenta muito. Foi dito que esperávamos mais referencial teórico para um Curso de Superior e gostaríamos de receber elementos para que possamos aprimorar nossas aulas, ao invés de relatá-las ao professor. Sugeriu-se também trocas entre colegas já que todas têm experiência como professoras. Acredito que a Matemática seja a disciplina que mais traga angústia ao professor de currículo, e talvez por isso esperássemos mais da disciplina. Além disso, a iniciação da matemática se dá nas séries iniciais, por isso é fundamental que ela seja bem trabalhada para que nosso aluno tenha subsídios para as construções posteriores.
Depois disso a Suelen trabalhou com o Geoplano. Fizemos figuras com elástico e trabalhamos alguns conceitos, relembrando nomes e definições das figuras geométricas. Relembramos coisas que há tempos não estudávamos. Penso que faltou um pouco de "COMO TRABALHAR ISSO NA TUA SALA DE AULA". Já que estávamos todas ali, poderia ter havido uma troca entre as alunas, falar como isso chega ao nosso aluno, se chega, etc. Porém a aula foi rico observar como a tutora trabalha e verificar essa possibilidade de usar o geoplano.
2º MoMeNtO:
Essa foi a parte mais cansativa da nossa aula. Esse tempo havia sido destinado a alguma atividade que não pode ser feita, e não havia um "plano B" para esse momento. Então ficamos todas no Laboratório de Informática sem fazer absolutamente nada. A tutora Luciane falou sobre os comentários em atraso e ficamos aguardando que o Prof. Samuel terminasse sua aula com o outro grupo para que pudéssemos ir para lá.
3º MoMeNtO:
Essa deveria ser a parte mais interessante e produtiva da aula, mas em virtude do segundo momento que tivemos, foi um momento de cansaço e irritação.
O professor Samuel trabalhou com uma faixa de papel pardo, noções de medição. Partindo da medição com a faixa refletimos sobre o todo (a faixa) e a parte (a mesa medida) e fomos desafiadas a transpor essa quantidade para o papel. Dessa forma fomos iniciando uma construção de números fracionários. Após, dividindo a faixa de papel em 10 partes, iniciamos a trabalhar os números decimais, utilizando o concreto chegando até à conta. Foi muito bom, pois enxergamos a construção daquilo que, muitas vezes, é passado para o aluno como e verdade e ponto final.


1 comentários:
IRIS,
este é um registro sobre uma APRENDIZAGEM TUA mesmo, enquanto aluna do PEAD. E, neste sentido, depois de descreveres a atividade em seus 3 momentos, disseste:
"Foi muito bom, pois enxergamos a construção daquilo que, muitas vezes, é passado para o aluno como e verdade e ponto final".
Perguntamos para que teu registro tenha uma reflexão maior 2 perguntas:
1) o que foi "muito bom" exatamente? e
2) o que esta atividade te permitiu 'enxergar'?
Maximira Carlota
[Seminário Integrador 4 PEAD-FACED UFRGS]
Postar um comentário