A FORÇA DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR!!!
Durante essa semana o assunto em nossa escola foi um só: Orçamento Participativo!
A nossa escola com 67 alunos e 23 funcionários concorreu a ampliação e reforma contra duas associações de bairro organizadíssimas e mobilizadíssimas e uma escola fundamental de 1.800 alunos. Há um mês foi feita a primeira assembléia de pais, onde cada um se comprometeu de levar à votação três amigos. Presença maciça na assembléia demonstrou interesse e possibilidade de concorrer com os "Gigantes da Mathias". O segundo passo foi passar nas escolas que possuem turmas de adultos à noite e conversar sala a sala sobre a importância de aumentarmos as vagas de Educação Infantil no bairro. Fomos à três escolas, duas vezes em cada, pra lembrá-los de ir votar. Pra finalizar colocamos duas faixas - uma em frente à nossa escola e outra em frente à escola de votação. Pronto! Não... Campanha pela Recanto do Filhote nas missas, nas casas e onde mais surgisse a oportunidade. No dia, ainda foi necessário defender a obra ao público.
"Sempre que falamos em problemas sociais no Brasil, defendemos a idéia de que a educação é a solução, mas dificilmente priorizamos a educação quando podemos optar. Esta é a oportunidade de vocês mostrarem que a educação é sim muito importante!"
Iris Dias
A maior plenária de toda a cidade com 915 inscritos (a média de participações é 500 pessoas). "A creche tá com 200... a creche fez 300..." Diziam os delegados de outras obras. Assustados com tamanha votação. A maior da cidade inteira. Por serem todas as obras de grande importância para a comunidade local (asfaltamento para ruas em péssimas condições, por exemplo) sentimos mais orgulho da nossa vitória.
325 votos para a RECANTO DO FILHOTE!!!
Mais de 80% dos pais presentes... mais de 90% dos funcionários votando (e cheios de amigos votando por nós também)... Superação da "escolinha".
Na reunião pedagógica as educadoras me disseram uma frase que me deixou muito feliz e que me fez realizar a postagem hoje sobre essa grande vitória em minha vida profissonal mas também na minha vida pessoal:
"Tu conseguiu juntar o pedagógico e a mobilização da comunidade no teu trabalho, aos poucos modificando o que tu julga errado mas sem nos atropelar, com respeito e mostrando os motivos. Por isso tu conseguiu unir nosso grupo em torno desse objetivo, porque todos querem te ajudar, ajudar a escola."
Ouvir isso me fez perceber que estou andando pelo caminho certo, e que esse grupo hoje me aceitou. Um grupo taxado de difícil, mas que eu descobri como um pessoal trabalhador e merecedor de elogios... mobilizado e merecedor de vitórias... Um grupo rico, mas que precisava de uma chance pra mostrar sua força. E mostrou!
“Se a educação não transformar a sociedade,
sem ela a sociedade tampouco muda.”
Paulo Freire
Paulo Freire
0 comentários:
Postar um comentário