De que lado você está???
Essa semana refleti muito sobre essa questão, especialmente após a OFICINA DE TRANÇAS que realizamos em nossa salinha na quinta-feira.
Trabalhando um projeto sobre a África, africanidades e valorização da cultura negra, consegui sentir na pele por um momento o que significa a palavra DISCRIMINAÇÃO.
Esta aula foi uma lOuCuRa, a nossa tutora resolveu me visitar no dia em que estava prevista a oficina de tranças... após a leitura da história Betina aos alunos (que estavam agitadíssimos em virtude das visitas) duas meninas da comunidade foram convidadas a fazerem tranças nas alunas do Maternal II. Foram convidadas por serem tias de uma aluna do jardim, negra, que aparece cada semana na escola com um penteado mais lindo que o outro. Quando a menina foi fazer no meu cabelo, ela disse a seguinte frase:
"Bah, teu cabelo não dá! É ruim!"
Quantas vezes não falamos ou pensamos isso? Eu, com meu cabelo lisinho, lindinho... ruim???Sim!!!! Para as trancinhas meu cabelo é ruim... escorrega, espeta, fica arrepiado, é oleoso... Depende do que se pretende com o cabelo para saber se ele é BOM ou RUIM...
Em uma palestra a Professora Adiles Lima, que participou da criação da lei 10.639 e hoje trabalha na Secretaria Municipal de Educação de Canoas lutando pela implementação da lei em nosso município, falou que o cabelo do negro não é ruim, é apropriado ao calor da África, ao sol da Africa. Ele é grosso para defender o couro cabeludo. Ele não é ruim. Ele é bom, especialmente para viver lá onde o negro vivia e foi retirado.
Nessa perspectiva, encerro a semana e inicio a próxima com essa reflexão... o ponto de onde estamos olhando faz toda a diferença na avaliação que fazemos das coisas. Meu cabelo é bom para fazer colinha, bom para deixar solto, bom para colocar touca... mas para fazer trancinha bom mesmo é o da Betina!!!!
"O sonho pelo qual brigo exige que eu invente em mim
a coragem de lutar ao lado da coragem de amar"
Paulo Freire
0 comentários:
Postar um comentário