Encantos da Educação Infantil!!!


Sempre defendi a idéia de que a Educação Infantil é um nível de ensino onde tudo é mais encantador, a aprendizagem ocorre de maneira mais significativa e cria-se vínculos afetivos importantíssimos para que tudo isso seja possível!

Sim! Continuo defendendo essa idéia!

Enquanto professora de educação infantil (sem os milhões de conteúdos mínimos, as divisões entre as disciplinas e períodos, provas, notas, etc) penso que conseguimos ter mais tempo para ver esse aluno, pensar sobre o que esse alunos precisa, perceber o quanto ele está aprendendo com os projetos estudados.

Nas nossas pequenas salas de educação infantil, percebemos práticas pedagógicas que preconizam as ideias de Paulo Freire de uma educação Libertadora, concepção em que os professores e alunos aprendem juntos, em que o professor mediador, auxilia a formar indivíduos mais autonomos.

Sim!!!! Nossos alunos são autônomos!

Eles sabem utilizar o banheiro quando precisam sem "passear" pelo pátio, servem água quando tem sede, escolhem seus brinquedos, guardam suas roupas na mochila... tudo sem pedir autorização! E dá tudo certo. Não é um caos.

Passamos anos trabalhando para isso... E ELES CONSEGUEM!!!

Mais um ENCANTO da Educação Infantil... a gente trabalha muito, para que eles não precisem de nós para tudo... não é encantador????



3 comentários:

Catia Zílio disse...

Oi, Iris!
Tens alguma hipótese do porquê esta concepção de aprendizagem e autonomia não é continuada no Ensino Fundamental? Será que a proposta de formar indivíduos autônomos é suprimida pelos conteúdos, provas, notas, etc?
Abraços, Cátia

Catia Zílio disse...

Dica: visite a postagem da Ivanize em http://peadportfolio131380.blogspot.com/2010/04/1-semana.html e troque ideias sobre este assunto.
Abraços, Cátia

Iris Dias disse...

Acredito que a visão conteúdista que as escolas fundamentais ainda carregam é grande responsável pelo fim do trabalho pela proposta de formar indivíduos autonomos... além de outros fatores que envolvem a dificuldade de trabalhar autonomia, o desinteresse de colegas dos quais você precisa para colocar um projeto em prática, de falta de apoio das equipes... mas principalmente acredito que para muitos professores, formar um aluno autônomo e crítico não seja interessante... melhor o apático, que passa as quatro horas copiando do quadro atrás da sua classe, de preferência quietinho... dá menos trabalho!

Bjs Iris

PS.: eu e a Ivanize conversamos muito sobre o assunto, estamos realizando o estágio na mesma escola e por esse motivo realizamos postagens com esse tema!!!