Educação de Jovens e Adultos:
A EJA é uma categoria organizacional que tem como objetivo prevenir e diminuir os índices de repetência e evasão escolar. A educação de jovens e adultos representa uma promessa de efetivar um caminho de desenvolvimento de todas as pessoas, de todas as idades.Fazer a reparação desta realidade, dívida inscrita em nossa história social e na vida de tantos indivíduos, é um imperativo e é um dos fins da EJA.
Funções da Educação de Jovens e Adultos:
1. Reparadora: devolver o direito que antes fora negado, incluir o jovem, adulto que não pode estudar no tempo que era pra ter sido. A EJA representa também uma divida com aqueles que tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas.
2. Equalizadora: igualdade de oportunidades. A eqüidade é a forma pela qual se distribuem os bens sociais de modo a garantir uma redistribuição e alocação em vista de mais igualdade, consideradas as situações específicas. Permanente/qualificadora: é o próprio sentido da EJA, tem o caráter incompleto, tal como é o humano. Ela é um apelo para a educação permanente e criação de uma sociedade educada para o universalismo, a solidariedade, a igualdade e a diversidade.

Trabalhando com EJA há aproximadamente um mês e tendo participado de um Conselho de Classe posso afirmar que nem sempre os objetivos dessa modalidade de ensino são atingidos. Muitos professores não conseguem enxergar que os alunos de EJA, na sua grande maioria, vêm de um histórico de fracasso escolar ou distância da escola. Alguns não levam em consideração que os alunos trabalham durante o dia e tem outras responsabilidades.
Em nossa escola, especialmente, temos uma turma de sexta série que será extinta no próximo ano. Sendo assim, aqueles que reprovarem, não terão vaga garantida para o próximo ano. Mesmo sabendo que nossa escola está inserida em um bairro de muita criminalidade e que os alunos que não estiverem na escola terão poucas chances de mudar sua história de vida, alguns colegas ainda são muito resistentes a contribuir para a aprendizagem e trabalhar e avaliar de forma diferenciada esses adolescentes.
4 comentários:
Oi Iris,
Você apresenta nessa postagem informações sobre a EJA, contudo não relata a fonte que foi extraída as tais informações.
Como aqui costa apenas um resumo tomo a liberdade de te fazer algumas perguntas em relação a EJa. Em algum momento você já trabalhou com a EJA, tem alguma experiência na área ou curiosidades sobre esse assunto, como por exemplo: será que os objetivos propostos pela EJA na forma de fução são atingidos?
Um beijo
Márcia Caetano
Tutora
Olá Márcia!!!
Complementei abaixo da figura sobre o que sugerisse aqui!!!
Beijo bom início de semana!
Iris, em um mês trabalhando com Eja, já encontrou muitos desafios, a questão da avaliação é muito séria, pois a Eja vê a avaliação como um termômetro para verificar o processo de ensino aprendizagem, aliás a educação deveria caminhar com esse propósito.A modalidade Eja tem um diferencial que deve ser notado e deve-se seguir os princípios da Eja pelo histórico educacional, que você citas sobre a realidade dos alunos.Os colegas professores que ainda não incorporaram as funções da Eja,devem dar-se por conta da clientela que compõe a Eja, suas vivências e permitir-lhes uma alfabetização lute para mudar a hegemonia social, que compreenda e intervenha no mundo em que vive.Bjs
Iris, eu sugeriria a troca da cor do fundo do teu Portfólio, acho pesado para leitura, mas só um palpite, rsrrs.Bjs.
Postar um comentário