CRIANÇAS QUE CONTAM HISTÓRIAS

A menina tem seis anos e teve muita facilidade em contar a história, mesmo sabendo que estava sendo gravada. Bastante desinibida, provavelmente é uma menina bastante incentivada a se expressar.

Em sua narrativa, a menina trabalha muito com o real. Fala sobre a alimentação do gatinho e sobre a felicidade deste em encontrar o gatinho. Também mostra relação com a realidade quando o menino e o gatinho vão comprar uma casinha para o gatinho.

Achei engraçado que ela tenta por diversas vezes terminar a história, não tem muita noção cronológica na contação, foi lembrando e falando sem se preocupar com a seqüencia lógica. Também mas julgou importante formar “casais” antes de encerrar, trazendo uma das características do pensamento da criança: o sincretismo, associar elementos da realidade segundo critérios pessoais pautados, nesse caso, pela afetividade.

Trabalhando com Educação Infantil, percebo a importância de promover momentos de expressão oral com intervenções por parte dos educadores com a finalidade de incentivar a evolução dos alunos em suas construções.

1 comentários:

Leonardo Porto disse...

Prezada Íris,

as suas postagens estão numa excelente periodicidade e estão muioto bem realizadas, meus parabéns! Mas estou lembrando as alunas de que estas postagens tem o cartáter de auto-avaliações, então estou lembrando dos passos para se atingir este objetivo:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.
2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.
3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.
4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.
5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?
6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;
7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.

Leonardo.