Trabalho em duplas...

Mas os quadrinhos acima demonstram uma prática corriqueira em nossas escolas até os dias de hoje: repetição de práticas com a finalidade de atingir um objetivo, nesse caso o de aprender a ler!
O texto traz uma reflexão sobre o fato de nossas escolas sempre acompanharam as exigências do mercado de trabalho em seus currículos escolares, preparando indivíduos para processos de produção, utilizaram por muito tempo modelos como fordismo. Essa educação voltada às exigências do mercado preparando os alunos para operacionalizar e obedecer, não se preocupando com o lado crítico e reflexivo do sujeito.
Percebemos que atualmente a educação está sendo reestruturada, buscando modificações em sua estrutura e funcionamento, além de repensar seu currículo. Essa mudança contribui também para o atual mercado de trabalho que hoje busca indivíduos com perfil muito diferente daqueles formados nos antigos modelos, valorizando mais a dinamicidade e iniciativa de ação àqueles obedientes.
2 comentários:
Oi Querida Iris,
Imprevistos acontecem.... ainda bem que atualmente os recursos tecnológicos estão a disposição para facilitar, na medida do posível, a vida das pessoas.
Precisamos estar bem atentas paa o objetivo da educação. Tem momentos que eu me pergunto se o que há é uma oferta de instituições que vndem certificados ou fomam apenas para desempenhar determindas funções ou uma demanda de pessoas descompromissadas com a qualidade do seu aprendizado. Mas enfim... você destacou que percebe "que atualmente a educação está sendo reestruturada, buscando modificações em sua estrutura e funcionamento, além de repensar seu currículo." Seria interessante acrescentar as evidências que proporcionou o seu posicionamento bem como os autores que você tem lido.
Um beijo,
Márcia Caetano
Tutora
Olá Marcia!
A maior base de reflexão sobre a mudança dos currículos e estrutura escolar para mim é a simples comparação entre a minha escola (primeira série em 1987) e a escola que trabalho. Além das diversas leituras que a graduação vem proporcionando semestre após semestre, filmes de Rubens Alves, etc. Porém, eu sou parte da mudança, e quando se faz parte do processo é muito mais simples de perceber que elas estão acontecendo.
Claro que ainda há muito que caminhar e nossas escolas estão longe do ideal, mas estamos a caminho...
Beijão
Postar um comentário