É engraçado quando estamos lendo um texto e aquilo que a autora trata como antiquado e incorreto, percebemos em nossa prática. Cheguei a levar um susto quando li!
Especialmente quando se fala no formato do planejamento exigido era exatamente assim como descrita no texto. As frases “Que meu aluno seja capaz de...” e “Será considerado satisfatório se meu aluno...” até hoje podem ser encontradas em muitos “projetos” dentro de nossas escolas.
Também lembrei de inúmeras reuniões pedagógicas quando, enquanto professora de pré-escola (que para alguns colegas de escola não têm "nada para trabalhar" então pode "perder tempo" com projetos). Nessas reuniões era muito comum a reclamação quando se sugeria um projeto, uma Mostra, uma Feira... os benditos conteúdos mínimos!
O fato é que algumas escolas e alguns professores, não modificaram ainda seu olhar desde os anos 80, época citada pela autora como tempo em que esses fatos aconteciam. Muitas vezes se tornando uma escola cansativa, ultrapassada e causadora do fracasso escolar, da evasão.

2 comentários:
Olá Iris,
Não há como negar a importancia do planejamento na educação, na verdade o plenejamento nos auxilia em todas esferas, sem planejar não chegamos a lugar nenhum. A questão é como se deve planejar em educação! Seria um planejamento com início, meio e fim; ou um planejamento mais flexível que permite construir novos caminhos a qualquer instante.
Iris, sua reflexão está muito pertinente, fiquei interessada em saber qual foi o texto que você leu e quem é a autora.
Um beijo
Márcia Caetano
Tutora
Olá Marcia!!!
Claro que a reflexão tem fundamentos de outras leituras e cursos de formação que participei, mas a base do trabalho que proporcionou essa postagem, realizado através da leitura sugerida pela interdisciplina...
RODRIGUES, Maria Bernadette Castro. Planejamento: em busca de caminhos. In: XAVIER, Maria Luisa; DALLA ZEN, Maria Isabel (Orgs.). Planejamento em Destaque: análises menos convencionais. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001. P. 59-65 e 72-73.
Beijocas
Postar um comentário