COMUNICANDO-SE COM SURDOS

Na primeira unidade da Interdisciplina de Libras, após a leitura paramos para refletir sobre nossas experiências com surdos e de que forma acreditamos que poderíamos facilitar a comunicação entre ouvintes e surdos.
Citei minhas duas experiências de situações onde temos dificuldade de comunicação, uma mais efetivas com surdos que foi na faculdade que eu cursava onde tinha colegas surdas que tinham o auxílio de um intérprete, e da aluna da escola onde sou diretora atualmente que escuta mas não se comunica oralmente.

É impressionante, falando em surdos, o quanto a comunicação entre eles é mais dinâmica e como eles falam muito mais entre si que nós ouvintes. Também outro fato que me chamava atenção era a produção textual deles que é diferenciada.

Penso que na comunicação entre um ouvinte e um surdo é mais dificil para o ouvinte se fazer entender, pois o surdo traz em sua expressão facial facilitadores para que a gente compreenda o que ele quer dizer.

Por isso vejo como importantíssimo que, em algum momento, tenhamos contato com a Língua Brasileira de Sinais e outros detalhes sobre a comunicação de surdos, para que não sejamos nem preconceituosos nem tampouco indiferentes, transpondo barreiras ao invés de seguir acreditando na divisão dos indivíduos de acordo com suas características.



2 comentários:

Márcia Caetano disse...

Olá Iris,

Você encontra alguns materiais sobre a comunicação entre surdos/surdos e surdos/auvintes no site do MEC.
Lendo tua postagem alguns pontos me chamaram atenção. Qual o conteúdo da leitura que vocês fizeram na interdisciplina de Libras que proporcionou tal reflexão?
Outro ponto que não ficou claro é,o que você quer se reverir "em dividir os indivíduos de acordo com suas características".

Aguardo o teu retorno,
Um beijo
Márcia Caetano
Tutora

Iris Dias disse...

Olá Márcia!

Foram diversas leituras na unidade um, além das trocas realizadas na nossa aula presencial que foi bastante significativa especialmente para mim, que não tinha alguma experiência sobre o assunto.

Mas sobre a frase "em dividir os indivíduos de acordo com suas características" quero dizer que é muito atual esse movimento de inclusão em todos os segmentos da sociedade. Ainda temos dificuldade em acessibilidade em nossas ruas, dificuldades enormes em nos comunicarmos com surdos em virtude do desconheciemnto total da LIBRAS, professoras que se negam a receber em suas aulas alunos PNEE... portanto acredito que estamos vivendo um momento histórico ao que se refere a incluir a todos independente de suas limitações, claro, observando para oferecer qualidade nas salas de aulas e demais serviços PARA TODOS!

Um abraço