Aprendizagens da Semana...

A cada momento em sala de aula, estamos refletindo sobre nossa prática. A experiência e a maturidade, juntamente com essa reflexão faz com que possamos "reestruturar" nosso trabalho e nossas ações quando necessário.
A experiência do estágio tem me feito refletir constantemente, pois me colocou à prova. Os alunos com os quais estou fazendo o estágio estão com falta de professor desde fevereiro e com o "troca-troca" perderam o referencial. Tive que modificar, ao longo dessa semana, minha postura com eles diversas vezes. Modifiquei a ordem da rotina, pois verifiquei que inicialmente eles necessitavam atividades mais livres, para só então realizarem as atividades dirigidas. Tive que me mostrar mais firme com eles, pois percebi que exigem limites e como eu brincava muito eles achavam que podiam fazer de tudo.
Enfim, é um pensar e repensar... fazer e refazer... Aos poucos me vejo mais tranquila e atingindo mais os objetivos. Eles melhoraram bastante em relação às atividades, pois inicialmente não apresentavam interesse no que lhes era proposto, hoje perguntam "o que terá na rodinha amanhã?" demonstrando que estão mais envolvidos.
Um passo de cada vez, uma pequena vitória a cada dia!

2 comentários:

Catia Zílio disse...

Olá Iris!
A proposta do blog-portfólio é esta! Possibilitar, por meio do registro, um olhar crítico e investigativo sobre as próprias aprendizagens. Assim, pensar sobre nossa postura e atitudes diante dos alunos é muito importante.
Teu registro me fez pensar que ao buscarmos romper com uma hierarquia na sala de aula, esquecemos que, apesar de estarmos todos aprendendo, desempenhamos funções diferenciadase estas precisam estar claras para todos. Ou seja, considerar a realidade do aluno significa buscar ir além dela. O que achas?
Abraços, Cátia

Iris Dias disse...

Na realidade a troca de função é que confundiu mais a cabecinha dos pequenos... Enquanto diretora, na Educação Infantil, desempenhamos um papel diferente do Fundamental onde os alunos conhecem a hierarquia e respeitam a autoridade maior da escola. Já na escolinha a diretora é como uma visita. Ela passa na sala, vê um pouco do que produzem, conversa e brinca um pouco e vai embora... a autoridade para os nossos pequenos é a professora... tanto que hoje, na sexta semana de estágio, eles modificaram a relação que tem comigo, percebendo que agora EU SOU PROFE, a "PROFE DIRIS"...

Bjs, Iris