PENSANDO EM UMA ESCOLA...



Em nossa última aula presencial, a professora lançou o desafio de pensarmos uma escola em um outro planeta... para seres que nunca tivessem tido acesso à tal instituição...

Nosso grupo logo pensou que não haveria como pensarmos em uma escola, sem que tivéssemos algumas informações como:

Como se organizam esses indivíduos?

Qual o objetivo dessa escola nesse local?

O que esperam da escola?

Quem frequentará essa escola?

Entre outros questionamentos que surgiram... Mas o principal é: se não podemos planejar uma aula sem conhecer nossos alunos, tampouco se poderá pensar uma escola sem conhecer para quem e para quê ela existirá.

Porém, é fato que, ainda hoje temos em nossas escolas (isso mesmo, em nossas e não em "algumas escolas") professores que seguem os mesmos planos ano após ano... sem modificar nada, sem levar em consideração a história do aluno nem seus conhecimentos prévios.
E as avaliações, amareladas pelo tempo, seguem para o xerox para serem novamente aplicadas... muitas vezes até de forma absurda trazendo acentos que já caíram ou não considerando a realidade atual de nossas escolas (Prova Bimestral em uma escola que há mais de cinco anos tem seu tempo dividido por trimestre).

A reflexão muitas vezes deveria ser se nós professores muitas vezes não parecemos aos olhos dos nossos alunos SERES DE OUTRO PLANETA!!!!


3 comentários:

Patrícia Kusma disse...

Bah... extraterrestre com a perna na cabeça... hahahahaa

Iris Dias disse...

Ah... eu estou com os olhos abaixo da boca...

Mas acho que a Elisandra deveria ter mais olhos, e cada um olhando para um lado, hahahahah! Que tal???

Viviane Bizelo Coelho disse...

Esses olhos são ocultos!