Trabalhando com Psicologia, de novo...
Aulas com a Professora Tânia, de novo...
Bem, desde quando cursava Pedagogia presencial sempre achei as cadeiras da Psicologia 1 e 2 super interessantes. A gente vai lendo e vai enxergando isso tudo ali na criança que está a nossa frente, e até mesmo em nossas atitudes.
Em nossa última aula presencial pensei: "Nossa! Imagina como deve ser ter aulas presenciais com a Tânia!" Existem professores e PROFESSORES... particularmente adoro as explicações e aulas da Tânia... vou sentir saudades...
Como ainda não havia feito nenhuma postagem esse semestre, vou passar por algumas de nossas atividades já realizadas...
AÇÃO:
Nessa atividade descrevi minha prática em sala de aula, com minha turma do berçário.
Uma das nossas preocupações no berçário é a oralidade, não simplesmente falar corretamente, mas que eles possam ir adquirindo a segurança de se expressar ao grupo e que possam ir aprendendo escutar o que os colegas falam. Também que, aos poucos, possam utilizar essa fala na solução de conflitos.
APRENDIZAGEM:
Fiz meu relato sobre a aprendizagem nas aulas de direção, e é legal parar para analisar o uso da nossa "bagagem" (conhecimentos prévios) e o quanto mesmo as aprendizagens que não ocorrem na escola as vezes tem alguém para nos auxiliar, no meu caso o instrutor.
Uma das coisas que me fizeram refletir sobre a minha prática nessa análise foi o fato de eu estar condicionada a parar o carro na baliza toda vez que meu instrutor perguntava "será que já deu?". Quando ele perguntava isso eu sabia que tinha dado, e então parava o carro. Acredito que as vezes em nossas salas de aula também fazemos isso.

Em breve falarei um pouquinho sobre os Estádios do Desenvolvimento e Método Clínico...
4 comentários:
Iris: ainda bem que não trancaste a tua matrícua e estás aqui colocando em dia as tuas atividades. Que bom que as aulas presenciais são proveitosas! Estás conseguindo fazer boas relações entre os conceitos e as tuas vivências, ou seja, o que estamos estudando está te fornecendo subsídios para melhor entender o mundo à tua volta. Um grande abraço colorado para uma querida aluna gremista. Profª Tania Marques
Querida aluna Irís Azevedo Acosta Dias!
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
Gostei dos seus registros apresentam clareza, objetividade a aplicabilidade de seus conhecimentos adquiridos no Curso são muito valiosos, na sua trajetória acadêmica. Que bom que você já tem experiências do curso presencial e saudades da professora, é assim mesmo. Que bom que não dá para trancar as cadeiras, só assim vai concluir o Curso. Fica tranqüila que tudo vai dar certo.
Obrigada por suas postagens! Só para lembrá-la se for possível uma postagem por semana, ficarei agradecida.
Um abr@ço virtual,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS
Oi Irís,
Nesse momento me sinto realizada em dois sentidos primeiro em poder dialogar contigo, percebi que gosta do que faz, e isso faz toda a diferença né?!
E segundo, somos gremistas....
Concordo contigo que existem professores e "professores". E como você se vê como professora? Como você faria uma descrição sua como professora? E o que te faz pensar assim? Toda professora tem uma característica marcante (aquilo que nós alunos nunca esqueceremos), qual é a sua característica?
Um Abraço
Márcia Caetano
Tutora
Olá querida!
Cheguei aqui através da tua escolha na reflexão-síntese. Lá tu colocou:"Sempre reclamei muito sobre postarmos nossas reflexões e nos sentirmos 'abandonados' sem comentários, fato que esse semestre não se repetiu. Recebi diversos retornos e isso foi bastante satisfatório".
Porém, ao entrar aqui e encontrar os vários comentários, estranhei o fato de não teres respondido a nenhum. Sabes como fazer? Gostarias de experimentar as possibilidades de dialogar com colegas, professores e tutores nesse espaço? Pode contar comigo se precisar de ajuda para se experimentar.
Um carinhoso,
Profa. Nádie
Postar um comentário