
COTAS DISCRIMINAM????
DIÁLOGOS!!!
É evidente que a discussão da política de cotas, perpassa pela discussão de racismo. E não se pode formular uma opinião sobre o assunto baseado apenas em discriminação, mas deve-se considerar a situação que os negros viveram antes da abolição, e as condições que viveram após esse período. A nossa sociedade de hoje é reflexo dessa situação. Talvez o sistema de cotas, embora contraditório hoje, nos apresente, futuramente, uma sociedade mais igualitária e justa.
Quem sabe?!
Quem sabe?!
Ivanize Honorato
Acredito sim no sistema de cotas como um primeiro passo... pois é inegável que ainda em nosso país a maioria da população pobre é negra. Historicamente é sabido de toda a dificuldade dos negros em firmarem-se em um país que aboliu a escravatura sem dar qualquer condição de sobrevivência a estes que passaram anos tratados como mercadoria.
Há quem vá alegar que não é a cor da pele que deve influenciar no ganho de uma vaga em universidade, por exemplo, mas ignorar a tragetória desse indivíduo e a disparidade entre as escolas públicas e privadas de nosso país é no mínimo equivocado...
Iris Dias.
As cotas não criam o racismo. Ele já existe. As cotas ajudam a colocar em debate sua perversa presença, funcionando como uma efetiva medida anti-racista.Como a colega Iris falou, não podemos ignorar a história dos negros em nosso país e as cotas são nada mais que políticas públicas que vêm para tentar criar condições iguais para negros e brancos.
É equivocado as pessoas pensarem que só os negros terão acesso a universidade ,já que o o PROJETO DE LEI 73/99
"Institui Sistema Especial de Reservade Vagas para estudantes egressos de escolas públicas, em especial negros e indígenas, nas instituições públicas federais de educação superior...",ou seja, não só negros são contemplados no sitema de cotas mas todos os estudantes vindo de escolas públicas,com uma maior porcentagem aos negros e indigenas devido toda sua história de discriminação.
Viviane Bizelo Coelho
E AS CONSTRUÇÕES CONTINUAM...

0 comentários:
Postar um comentário