GESTÃO DEMOCRÁTICA

Muito interessantes e enriquecedoras as leituras sobre Gestão Democrática dessa semana. A produção do texto foi uma tarefa que primeiramente assustou, porém, depois que comecei a escrever percebi que era mais fácil.

MAS O QUE É GESTÃO DEMOCRÁTICA???

A Gestão Democrática caracteriza-se por envolver toda a comunidade do entorno e seus agentes sociais, pela descentralização do poder através do funcionamento dos Conselhos Escolares e pelo provimento do cargo de diretor através de escolha da comunidade. A participação de TODOS: o cidadão sente-se fazendo parte, tem parte e se sente parte do processo" em uma visão de escola como espaço público.
LEIS X PRÁTICA

O nosso país possui uma legislação bastante avançada que ampara a Gestão Democrática no PNE, LDB e o ECA , além de Planos de Carreira dos professores e as Leis Orgânicas municipais.

Porém percebemos disparidade entre esses documentos e regimentos de nossas escolas com as ações nelas praticadas. A teoria fala sobre Gestão Democrática, mas vivenciamos diariamente praticas de Gestão Patrimonialista.É visível que, mesmo garantida por lei, a Gestão Democrática ainda está se estabelecendo lentamente.

Há escolas em que a direção continua sendo provida por indicação política. Em grande parte dessas instituições, todo o processo pedagógico, a administração e a utilização dos recursos está centrada no interesse de quem está no poder.

Mesmo nas instituições em que a escolha de diretores é feita através do voto, que possuem CPM e Conselho Escolar muitas vezes a comunidade não participa das decisões, nem através de seus representantes. As decisões continuam sendo tomadas pela direção à portas fechadas e depois todos os interessados apenas assinam atas como se tivessem participado do processo.
INTERESSE NO PROCESSO

Não é somente a direção que age com autoritarismo e impede a participação, às vezes falta interesse por parte dos envolvidos que preferem se abster de colaborar para não precisarem participar de reuniões e discussões para a elaboração de um PPP por exemplo.

Mais que direito, é imprescindível que todos tenham consciência do seu papel nessa caminhada. Para que as mudanças se consolidem e tenhamos em nossas instituições uma administração democrática é necessário um rompimento dos antigos hábitos e a abertura de espaços de participação e discussão. Ainda temos um longo caminho a percorrer até que possamos efetivamente transformar a teoria e a lei em ações e assim, conquistas para a educação.

0 comentários: