Resolvi então usá-lo com a minha turma de jardim. Porém, como não disponho do material em minhas escolas, confeccionei com papel cartaz e contact. Também aumentei o material, já que trabalharia com crianças menores, achei que assim visualizariam melhor.
2º Classificação: Solicitei que eles dividisses as pecinhas em grupos, como achassem melhor. Além das brigas, chegaram ao concenso de selecionar pelas cores.
3º Reflexão: Depois dessa seleção, perguntei a eles se as peças eram iguais, quais eram as diferenças. Eles ainda não viam a diferença de tamanho. Só percebiam a diferença de cores. Para faciliatar, sugeri que cada um pegasse duas barras de cores diferentes. Com as duas barras nas mãos, perguntei se era só a cor que era diferente. Nesse momento que alguns perceberam a diferença de tamanho.
4º Seriação: Pedi a eles que pegassem uma pecinha de cada cor e levassem para a sua mesinha. Não foi fácil para todos, alguns tem dificuldade em executar pequenas tarefas, como esta. Mas com a ajuda dos amigos e da profe, foram conseguindo. Na mesa, eles deveriam fazer uma "escadinha" começando do menor até chegar no maior. Veja que legal!!!!

2 comentários:
Olá Iris!!!
Que bacana estas trocas com a Viviane! Acho que esta metodologia de estudo ou trabalho - por meio de trocas - seja com colegaa e mesmo com pessoas que nao conhecemos pessoalmente (via listas de discussão na web) são muito enriquecedoras para todos.
Pelo que escreveste, vi que adaptaste a atividade para melhor atender a teus alunos, por serem menores, o que qualifica mais ainda essa troca. Parabéns querida.
Lembra de publicar aqui tb o plano de estudos, tá bom!
Um beijo grande,
Maximira Carlota
Iris querida,
vi que ja havias publicado o plano (que será, como sabes, comentado apenas pelo prof. Leonardo e pela profa. Cintia).
Estou aqui novamente, acompanhando o teu portfolio e relendo os teus posts.. os meus comentarios.. e fui invadida por uma curiosidade com relação a esta atividade específica de matemática..
Dizias que nem todos conseguiram participar com facilidade.. poderias explicar melhor isso?
O que era esperado deles e O que eles não responderam com facilidade? Como entendes essa "dificuldade" de alguns? Adoraria ouvir essa reflexão tua num futuro post.. As dificuldades das tuas crianças ocorreram por que razão na tua opiniao ou com base em alguma teoria que estudaste?
Abraços,
Maximira Carlota
Tutora SI4 - PEAD-FACED UFRGS
Postar um comentário