Quem tem medo de LOBO MAU???

Lidar com os nossos medos e anseios é tarefa pra lá de complicada... E muitas vezes as professoras tem que lidar com os medos dos pequeninos também!!!!

Durante essa semana um dos alunos do Maternal II fez xixi nas calças todas as tardes... de segunda a quinta o menino avisava que tinha feito xixi sem pedir pra ir no banheiro. Perguntei para a titular da turma se a mãe tinha avisado algo, já que nas semanas anteriores ele pedia e ia ao banheiro sem problemas. Nada!
Na sexta-feira tentei ser esperta (só tentei) e comecei a insistir para que ele fosse ao banheiro durante a tarde, evitando assim outro acidente! Mas ele negou, e quando eu insisti ele chorou. Chamei, peguei a mãe dele tentando acalmá-lo, peguei no colo e ainda sem saber o que causava tanta angústia, me ofereci para ir até o banheiro com ele. Ele aceitou. Chegando lá ele fez xixi e saiu correndo, chamei para lavar as mãos! Tcharam!!!! Na frente da pia, havia colado um cartaz de incentivo à lavagem das mãos com um monstro desenhado! Ele estava com medo!

Mostrei a ele que era uma mão pintada o monstro, e resolvi pintar a mãozinha dele para que ele percebesse que não havia motivo para sentir medo. FOI UMA FESTA!!!





Dessa aula, retiro aqui duas importantes colocações:
1. Como é importante estarmos atentos aos sinais que os nossos alunos dão quando algo não está legal. Demorei uma semana para perceber o que acontecia com esse menino... claro que estando em estágio, nervos à flor da pele a gente fica um pouco mais desatenta, mesmo assim preciso estar mais antenada. São traumas que custam a passar, e se de repente esse cartaz fosse retirado sem que tivéssemos feito essa brincadeira, ele não teria perdido o medo.
2. Nada como uma MUDANÇA DE PLANOS para deixar a aula ainda mais significativa. A turma adorou a brincadeira e ficaram encantados por "tirar fotos no banheiro". A flexibilidade é uma virtude importante ao professor.
O olhar atento do professor é tudo para o sucesso de uma aula!

0 comentários: